2007-02-05

Quem lembra do Flex 1.5?



Desde o lançamento do FlexBuilder 2 e da nova implementação da linguagem MXML, não se escuta falar de aplicações MXML com compilação em tempo de execução, pois bem é justamente por isto que resolvi escrever este texto.

Quando do lançamento todos os olhos estavam voltados para as aplicações flash que o CFMX7 pôde gerar com sua nova engine, os mais destraidos podem estar a pergunta, o que tem isto com Flex, é justamente ai que está o "x" da questão, o gerador da maioria das aplicações é o Flex 1.5.

Hoje temos o Flex 2 com seu compilador free, e todo um "bum" que isto provocou, levando todos (todos mesmo), que desevolviam, ou eram curiosos pela linguagem MXML Flex 1.5, a assumirem apenas o MXML Flex 2 como a linguagem MXML definitiva, até mesmo as empresas que adquiriram o CFMX7.

Gostaria de saber de você que desenvolve CFMX7/Flex 2:
O MXML Flex 1.5 está sendo esquecido?
Você já explorou todas as potencialidades dos Flash Forms do CFMX7?
Você pode construir uma video conferência, ou mesmo uma simples reprodução de video, utilizando apenas o CFMX7 e/ou FMS?
Os "desenvolvedores" Flex 1.5 tem algum conhecimento de CFML?
Os desenvolvedores CFML tem algum conhecimento de Flex 1.5?

Eu publiquei uma pequena sequência de video através do youtube, muitos podem até dizer que foi puro exibicionismo, mas o que eu queria mesmo era provocar, porém não sofri críticas, nem mesmo uma perguntinha sem graça do tipo "como você fez isso?". Das duas uma, ou é falta de interesse, ou assustei.

Outro dia estava conversando com o Felipe Magalhães, e comentei com ele sobre um dos meus estudos sobre CFML para a certificação, e o quanto estava surpreso com funcionalidades que são tão pouco usadas, que passam na cabeça do desenvolvedor por ausente na linguagem, levando a criação de udfs ou linhas de códigos desnecessárias, e isto você pode comprovar em quase todos os forúns, basta procurar por leitura de txt no cfml que irá encontrar o que digo, quero dizer com isso que, algumas soluções que precisamos podem estar na nossa CFML .

Daí surgiu uma curiosidade, todos os conhecedores do ColdFusion MX 7, sabem da engine Flex 1.5, então fui atrás de textos, debates , e a maioria aponta ou para www.asfusion.com ou para o cfpim.blogspot.com, que são de grande valia e merecem o respeito de todos, suas soluções são importantes contribuições, eles acompanham o raciocínio, se não de todos, da maioria dos desenvolvedores CFML. Mas e a engine Flex 1.5? Encontrei alguns que recebem minhas congratulações pelo empenho como Artur Kordowski, e Sven Ramuschkat e Dirk Eismann, que chegam a um passo do uso do Flex 1.5 no CFFORM.

Compilando todas essas informações, fica uma inevitável pergunta:

Quem lembra do Flex 1.5?
Mas lembrar ao ponto de construir um MXML que tenha no máximo três linhas de código no mxml main?
Ou melhor, lembrar ao ponto de construir um MXML que tenha no máximo três linhas de código no CFML main?

5 comentários:

Tofinha disse...

Fala Pedro!
Interessante este post!
Eu até lembro do flex 1.5 devido a algumas apps feitas com o flash forms do CF e o que mais me irritava era algumas coisas simples feitas no flash com AS que precisava de uma enorme gambiarra no FF do CF.
Tu mesmo me ajudou um bocado nisso.
Mas, de fato este posta vale uma boa lida e reflexão e respondendo as suas perguntas:

- O MXML Flex 1.5 está sendo esquecido?
R.: Está! pq? Pelas inúmeras melhoras e "facilidades" do mxml flex 2; por ser free, coisa que o flex 1.5 era impraticável seu uso,

- Você já explorou todas as potencialidades dos Flash Forms do CFMX7?
R.: Realmente não usei e fiquei surpreso com os seus vídeos e das possibilidades para com o mesmo, mas acredito que uma app toda e,m flash form do CF não faria uso 100% de todos os recursos obtidos com o MXML do Flex 2 com AS 3, se bem que sou leigo para afirmar isso.

- Você pode construir uma video conferência, ou mesmo uma simples reprodução de video, utilizando apenas o CFMX7 e/ou FMS?
R.: Caio na resposta 2.

- Os "desenvolvedores" Flex 1.5 tem algum conhecimento de CFML?
R.: Não fui um desenvolvedor flex 1.5

- Os desenvolvedores CFML tem algum conhecimento de Flex 1.5?
R.: Muito básico!

Pedro Claudio disse...

Fala ai Tofinha!

É bem interessante.

R1 - A grande reclamação dos desenvolvedores CFML, e desenvolvedoes no geral, sobre o Flex 1.5 era o preço, e não eram poucas reclamações, e com uma engine idêntica, ou melhor, o CFML tendo como parte de sua engine o Flex 1.5, isso de lambuja, não vejo ninguem usar esta engine como deveria, ou como queriam, quando reclamavam do preço.

R2 - Não faria 100% em relação ao Flex 2, mesmo porque faltariam recursos que foram inseridos nesta versão, mas pode usar 100% da linguagem MXML do Flex 1.5.

R4 - Todo desenvolvedor CFML (CFMX7 ou >) deveria considerar-se um desenvolvedor MXML (Flex 1.5), pois o mesmo ompilador que era vendido por U$ 15.000 (não lembro o preço) está dentro do CFMX7.

R% - Tente melhorar, estude componentes MXML do Flex 1.5

João Carlos disse...

Pedro, preciso falar com voce, mas no seu blog não tem nenhuma forma de contato.

Pedro Claudio disse...

Meu profile está comentado, mas está ai no seu browser. (Begin #profile-container)

jones disse...

Nice blog...
visit also coldfusion example