2007-02-25

Address already in use



A mensagem de erro "flex.messaging.endpoints.rtmp.RTMPException: The RTMP server has encountered a fatal exception starting up: Address already in use: bind", que não era exibida antes, de alguma configuração Flex Data Service, é motivada pela utilização de alguma porta rtmp que já esteja em uso, verifique as portas que não estejam em uso e passe a usa-la em sua nova configuração.

2007-02-15

CFUGBR criando referências



O CFUGBR, nesta primeira quinzena de fevereiro, finalizou alguns projetos, e está disponibilizando ao público os seguintes projetos: CFCenso, CFEmpresas, CFEscolas e ainda o CFGrupos.

Parabenizo todos os envolvidos, e convido todos os que não estão envolvidos a participar dos Projetos em andamento, falem com o Marco Martins ou com Tofinha a respeito.

2007-02-11

VII SECICOM UFLA



Do dia 13 a 15 deste mês serão realizadas as palestras da VII Semana da Ciência da Computação da Universidade Federal de Lavras, onde estarei palestrando através do MXSTUDIO, juntamente com Juliano Haussen, Fabio Ricotta e Fabiano Fernandes dos Santos.

Veja Programa do evento

AUG-SP receberá Ben Forta



Já deve ter lido sobre esta notícia através de Alex Hubner ou de Tofinha, mas não poderia deixar de registrar a passagem de Forta pelo Brasil.

Mais informações sobre o evento no site do UG
Inscrições grátis, mas limitadas

2007-02-05

Quem lembra do Flex 1.5?



Desde o lançamento do FlexBuilder 2 e da nova implementação da linguagem MXML, não se escuta falar de aplicações MXML com compilação em tempo de execução, pois bem é justamente por isto que resolvi escrever este texto.

Quando do lançamento todos os olhos estavam voltados para as aplicações flash que o CFMX7 pôde gerar com sua nova engine, os mais destraidos podem estar a pergunta, o que tem isto com Flex, é justamente ai que está o "x" da questão, o gerador da maioria das aplicações é o Flex 1.5.

Hoje temos o Flex 2 com seu compilador free, e todo um "bum" que isto provocou, levando todos (todos mesmo), que desevolviam, ou eram curiosos pela linguagem MXML Flex 1.5, a assumirem apenas o MXML Flex 2 como a linguagem MXML definitiva, até mesmo as empresas que adquiriram o CFMX7.

Gostaria de saber de você que desenvolve CFMX7/Flex 2:
O MXML Flex 1.5 está sendo esquecido?
Você já explorou todas as potencialidades dos Flash Forms do CFMX7?
Você pode construir uma video conferência, ou mesmo uma simples reprodução de video, utilizando apenas o CFMX7 e/ou FMS?
Os "desenvolvedores" Flex 1.5 tem algum conhecimento de CFML?
Os desenvolvedores CFML tem algum conhecimento de Flex 1.5?

Eu publiquei uma pequena sequência de video através do youtube, muitos podem até dizer que foi puro exibicionismo, mas o que eu queria mesmo era provocar, porém não sofri críticas, nem mesmo uma perguntinha sem graça do tipo "como você fez isso?". Das duas uma, ou é falta de interesse, ou assustei.

Outro dia estava conversando com o Felipe Magalhães, e comentei com ele sobre um dos meus estudos sobre CFML para a certificação, e o quanto estava surpreso com funcionalidades que são tão pouco usadas, que passam na cabeça do desenvolvedor por ausente na linguagem, levando a criação de udfs ou linhas de códigos desnecessárias, e isto você pode comprovar em quase todos os forúns, basta procurar por leitura de txt no cfml que irá encontrar o que digo, quero dizer com isso que, algumas soluções que precisamos podem estar na nossa CFML .

Daí surgiu uma curiosidade, todos os conhecedores do ColdFusion MX 7, sabem da engine Flex 1.5, então fui atrás de textos, debates , e a maioria aponta ou para www.asfusion.com ou para o cfpim.blogspot.com, que são de grande valia e merecem o respeito de todos, suas soluções são importantes contribuições, eles acompanham o raciocínio, se não de todos, da maioria dos desenvolvedores CFML. Mas e a engine Flex 1.5? Encontrei alguns que recebem minhas congratulações pelo empenho como Artur Kordowski, e Sven Ramuschkat e Dirk Eismann, que chegam a um passo do uso do Flex 1.5 no CFFORM.

Compilando todas essas informações, fica uma inevitável pergunta:

Quem lembra do Flex 1.5?
Mas lembrar ao ponto de construir um MXML que tenha no máximo três linhas de código no mxml main?
Ou melhor, lembrar ao ponto de construir um MXML que tenha no máximo três linhas de código no CFML main?

2007-02-02

Debugando variáveis locais



Eu resolvi compartilhar com os demais, uma forma de verificar todas os valores de todas as variaveis locais, de uma função.
<cffunction name="Sample">
<cfset var first = ArrayNew(1) >
<cfset var other = StructNew()>
<cfset var last = "cfmx7">
<cfdump var="#getpageContext().getActiveFunctionLocalScope()#">
</cffunction>
<cfset Sample()>